Alagamento

Pedras Altas contabiliza estragos com a chuva

De quinta-feira até o início da tarde deste sábado foram mais 275 milímetros

Divulgação -

Matéria atualizada às 19h19min para acréscimo de informação

40498888_1803724613014215_1674491604204781568_n
A chuva deixou algumas comunidades isoladas e sem emergia elétrica (Foto: Divulgação) 

Depois dos prejuízos com a estiagem registrada no início do ano, Pedra Altas sofre agora com o volume de chuva que desde quinta-feira tomou conta do Sul do Estado. O prefeito Luiz Alberto Perdomo (PSB) disse que vai decretar situação de emergência. No Estado, oito cidades foram atingidas pelas chuvas e temporais. 

Entre quinta (30) e sexta-feira foram mais 250 milímetros de precipitação acumulados e, pelo site ClimaTempo, neste sábado já são 25 milímetros de chuva. A quantidade de água causa transtornos na zona rural da cidade com estradas completamente alagadas e algumas comunidades isoladas. Segundo Perdomo, equipes das Secretarias e da Defesa Civil atuam em conjunto no levantamento dos estragos na estradas, nas pontes e em algumas residências que acabaram inundadas. Ainda não há desalojados. Devido as chuvas torrenciais, várias comunidades no interior estão sem energia elétrica. Ainda na sexta, a Secretaria de Educação suspendeu as aulas no interior devido ao clima.

Em Jaguarão, duas famílias estão desabrigadas em função da cheia do rio Jaguarão. De acordo com o prefeito Favio Marcel Telis Gonzalez (PMDB), na manhã desta sábado, o nível do rio estava quatro metros acima do normal. 

Pelotas
Em Pelotas, o acumulado até o último dia de agosto foi de 84 milímetros, sendo que o total de chuva para o mês é de 125 milímetros. Neste sábado, os três pluviômetros instalados na cidades acumulam a média de 100 milímetros. Segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, João Arthur Assumpção, a preocupação maior é com a estrada para o Ponta da Barra, pois a aguá já começa acumular sobre a estrada, no trecho da curva. "Já conversei com o pescadores e eles esperam que para segunda tenha o vento de rebojo para baixar a água da Lagoa", explicou. Na sexta-feira, os ventos chegaram a 50 quilômetros  por hora, o que fez empurrar a água da orla para a margem. A esperança é que o vento não sopre de sudeste ou leste, pois o rio Jaguarão já está cheio, segundo Arthur.   

Clima
Segundo a Sala de Situação da SEMA, neste domingo ainda tem chuva sobretudo entre o sul, o leste e o norte. Mas também em parte da campanha e do centro se espera a ocorrência de pancadas com risco de granizo. Os volumes acumulados ficam bastante altos e com risco para as bacias do estado. Também venta na parte leste e sul com o começo do avanço do ar frio. Na segunda ainda pode chover na metade leste. Aos poucos o tempo vai secando a partir do oeste com o ingresso da massa de ar frio que também provoca rajadas de vento. Na terça-feira o tempo fica seco e com temperatura baixa no RS.

Estado
A Defesa Civil do Estado divulgou um boletim às 17h deste sábado sobre municípios atingidos e segue  monitorando constantemente o nível dos rios.Também acompanha o trabalho das Coordenadorias Regionais em conjunto com os municípios, oferecendo toda ajuda necessária às localidades atingidas. Qualquer informação ou pedido de auxilio pode ser encaminhado através do telefone 199. (Com informações do Secom/Piratini)

Municípios atingidos
08
Residências atingidas
06
Famílias desabrigadas
02
 
TABELA DE DANOS
 
 
Município
Dano
01
Pedras Altas
Atingidos: Difícil acesso ao município, há pontos de interrupção de estradas na área rural / aulas suspensas (Chuvas intensas)
02
Jaguarão
Atingidos: 2 famílias desabrigadas / elevação Rio Jaguarão (Chuvas intensas)
03
Santana do Livramento
Atingidos: 1 residência (granizo)
04
Alegrete
Atingidos: 2 residências (granizo)
05
São Francisco de Paula
Registro de granizo, sem danos
06
Passo Fundo
Registro de vendaval e granizo, sem danos
07
Carazinho
Registro de vendaval e granizo, sem danos
08
Montenegro
Atingidos: 1 residência (desabamento)
 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo autoriza novo leilão da Bacia Pelotas em 2020 Anterior

Governo autoriza novo leilão da Bacia Pelotas em 2020

Próximo

Estrada do Engenho terá realocação

Deixe seu comentário